ALIMENTAÇÃO

Os 18 Alimentos que Fortalecem a Imunidade

Gostou do post? Avalie!

Os Alimentos que Fortalecem a Imunidade funcionam de forma eficaz, saudável e 100% natural. Além disso, se você percebeu que sua imunidade anda em baixa, uma ótima pedida é apostar em ajustes nas refeições. Isso porque os alimentos são ricos em vitaminas, minerais e outras substâncias que auxiliam na manutenção do sistema imunológico.

VEJA TAMBÉM: Os 14 Remédios Caseiros Para Remover Calos!

O melhor a se fazer é consumir alimentos fontes de vitaminas e minerais com poder antioxidante, ou seja, que inibem a ação dos radicais livres no organismo. São eles que aceleram o envelhecimento celular – um processo que pode precipitar o aparecimento de diversas doenças e que prejudicam o sistema imunológico. Por isso, confira Os 18 Alimentos que Fortalecem a Imunidade:

fortalecer o sistema imune

VEJA TAMBÉM: Os 20 Remédios Caseiros Para Tosse!

1. Alho:

alho é usado em vários preparos do nosso dia a dia e é um dos principais Alimentos que Fortalecem a Imunidade. O que muitos não sabem é que o alho possui uma dose grande de selênio e zinco, que são essenciais para a melhoria do sistema imunológico. Para aproveitar o seu efeito benéfico consuma o alho cru. Mas colocando ele nos preparos, usando para temperar alimentos, mesmo que cozido, já ajuda o seu organismo.

VEJA TAMBÉM: Os 10 Remédios Caseiros Para Sarampo!

2. Tomate:

Rico em licopeno, o tomate é forte aliado para combater doenças cardiovasculares, removendo radicais livres do organismo. Esses compostos aceleram o envelhecimento celular e deixam o corpo mais propício a desenvolver doenças.

VEJA TAMBÉM: Os 8 Remédios Caseiros Para Acabar Com as Verrugas!

3. Sementes de Girassol:

Como têm grande quantidade de vitamina E, que é antioxidante, ajuda a proteger as células do corpo contra substâncias tóxicas, radiação e os radicais livres.

VEJA TAMBÉM: As 24 Receitas Caseiras Para Derreter a Gordura da Barriga!

4. Morango:

morango tem poucas calorias, embora também tenha a famosa frutose. Rico em silício e a vitamina C, essa frutinha vermelha ajuda o seu sistema imunológico a ficar forte. O morango também possui manganêsmagnésiopotássiovitamina K e vitaminas do complexo B.

VEJA TAMBÉM: Dica Para Usar a Moringa Para Reduzir o Colesterol Alto!

5. Cebola:

Outro dos Alimentos que Fortalecem a Imunidade que é muito comum para temperar pratos do dia a dia do brasileiro é a cebola. Devido à presença da quercetina nela, esse alimento auxilia na saúde de pessoas alérgicas e que passam por um tratamento contra uma doença viral, onde o corpo precisa de reforço no sistema imunológico para eliminar o problema.

Assim como o alho, a cebola tem seus benefícios potencializados quando consumida crua. Mas não deixe de usar a cebola em outros preparos.

VEJA TAMBÉM: Como Eliminar Manchas da Pele Com Remédios Caseiros!

6. Rúcula:

rúcula também possui uma boa dose de vitamina C e por isso está entre os Alimentos que Fortalecem a Imunidade. Consumindo rúcula diariamente você consegue prevenir e até a combater infecções. A rúcula estimula a cicatrização, além de ser rica em antioxidante.

Além de ajudar a aumentar a imunidade, a rúcula é conhecida como um fortalecedor do coração, pois inibe doenças cardiovasculares e o envelhecimento precoce. E se você está com anemia ou problemas com cálcio tem mais motivos ainda para incluir a rúcula no seu cardápio. Isso porque essa plantinha é rica em cálcio e ferro.

VEJA TAMBÉM: Os 10 Sucos Para Desintoxicar o Corpo Naturalmente!

7. Vegetais Verde Escuros:

Os vegetais verde-escuro, como brócoliscouve e espinafre, contêm ácido fólico, nutriente que ajuda na formação de glóbulos brancos, responsáveis pela defesa do organismo. Outros alimentos que apresentam ácido fólico são o feijão, o cogumelo (shimeji) e fígado.

VEJA TAMBÉM: Os 15 Remédios Caseiros Para Candidíase!

fortalece o sistema imune8. Limão:

Um dos melhores Alimentos que Fortalecem a Imunidade é o limão. O limão é uma fruta azeda, que tem uma acidez que ajuda a balancear o pH do organismo se consumida na medida certa. Consumindo o limão você aproveita os antioxidantes e a vitamina C da fruta, e que ajuda a fortalecer o seu sistema imunológico.

VEJA TAMBÉM: Os 15 Remédios Caseiros Para Combater a Gripe!

9. Aveia e Cevada:

Estes grãos contêm betaglucana, um tipo de fibra com capacidade antimicrobiana e um antioxidante super poderoso que ajuda na prevenção de diversas doenças, por isso eles são Alimentos que Fortalecem a Imunidade. Um estudo demonstrou que quando os animais consomem aveia e cevada são menos propensos a contrair gripe, herpes e até antraz. Em humanos, aumenta a imunidade, velocidade cicatrização de feridas e pode ajudar os antibióticos a funcionarem melhor.

VEJA TAMBÉM: Os 10 Remédios Caseiros Para Tratar a Dor de Cabeça!

10. Couve:

couve é usada em sucos detox justamente porque ela é uma folha faxineira. Limpa o organismo de tudo o que tem de ruim e é um baita anti-inflamatório. Além disso, a couve ajuda na cicatrização e renovação das células. Ela é capaz de limpar o organismo de dentro para fora.

VEJA TAMBÉM: Os 10 Remédios Caseiros Para Tendinite Patelar!

11. Gengibre:

gengibre pode ser usado como tempero, chás, cozidos, sucos e em diversas receitas. Essa raiz poderosa ajuda o sistema imunológico porque mata bactérias e carrega uma boa dose de vitamina B6, além de ter vitamina C.

Se escolher consumir cru tenha cuidado, pois algumas pessoas tem sensibilidade ao gengibre e podem perder o sono. Nesse caso, consuma duas colheres de gengibre ralado durante a manhã.

VEJA TAMBÉM: As 18 Dicas Para Eliminar as Estrias Rapidamente!

12. Maçã:

Por conter resveratrol e quercetina, a maçã ajuda a prevenir o câncer, problemas cardíacos e inflamações. E a presença de fibras solúveis ainda reduz a inflamação associada à obesidade, fortalecendo também o sistema imunológico.

Experimente comer uma unidade de maçã ou beber um copo de suco 100% natural entre as principais refeições.

VEJA TAMBÉM: As 10 Receitas Caseiras Para Combater Anemia!

13. Oleaginosas:

Além de zinco, as nozes, castanhas, amêndoas e óleos vegetais (de girassol, gérmen de trigo, milho e canola) são ricos em vitamina E. Ela é benéfica, principalmente para os idosos, agindo no combate à diminuição da atividade imunológica por conta da idade.

VEJA TAMBÉM: Os 8 Remédios Caseiros Para Piolhos!

14. Batatas Doces:

As batatas doces são alimentos que ajudam na imunidade atuando contra bactérias, vírus e outros invasores do corpo. Para se manter forte e saudável, sua pele precisa de vitamina A. A vitamina A desempenha um papel importante na produção de tecido conjuntivo, um componente essencial para a saúde da pele.

Uma das melhores maneiras de obter a vitamina A na dieta é através de alimentos que contenham betacaroteno (como batata doce), que no organismo se transforma em vitamina A. Pode ser utilizado em diversos pratos saudáveis, consumido como purê, assado ou crispy e até em receitas doces mais saudáveis, uma vez que tem o açúcar natural. Outras fontes de betacaroteno interessantes são o Melãocenoura e abóbora.

VEJA TAMBÉM: As 15 Receita de Sucos Para Emagrecer em Casa!

15. Própolis:

O própolis contém proteínas e compostos com capacidade de alterar e regular o sistema imunológico, além dos benefícios de ser antibacteriano e antiviral. O própolis ativa os passos iniciais da resposta imune estimulando receptores específicos e a produção de citocinas, que modulam os mecanismos da imunidade.

VEJA TAMBÉM: As 14 Receitas Caseiras Para Acabar Com os Cabelos Brancos!

alimentos para fortalecer o sistema imune16. Canela:

A especiaria é um dos Alimentos que Fortalecem a Imunidade porque tem propriedades anti-inflamatórias e antimicrobianas. É antioxidante, combatendo os radicais livres. Por reduzir a absorção do açúcar e ajudar na regulação dos níveis de glicose no sangue, é ideal para ser consumida em sobremesas.

VEJA TAMBÉM: Os 20 Tratamentos Naturais Para Aliviar Tosse com Muco!

17. Acerola:

acerola também é um dos Alimentos que Fortalecem a Imunidade por ser rica em vitamina C. Além disso, a acerola possui potássio, uma dose baixa de carboidratos. Opte por consumir a acerola como é colhida da árvore.

A quantidade necessária de cada um desses alimentos vai depender do seu histórico médico e tipo físico, por isso, consulte o seu médico para saber quantas porções de cada um deles é necessário para aumentar a imunidade.

VEJA TAMBÉM: As 10 Receitas Caseiras Para Prevenir a Insônia!

O conteúdo deste artigo foi extraído do site Dicas de Musculação que é um site de informações sobre emagrecimento saudável e diversas dicas sobre saúde.

VOCÊ PRECISA VER ISSO:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.